Projeto Anual 2013: Vinícius de Moraes: um estímulo à paixão pela leitura

sexta-feira, 8 de março de 2013





O homem constrói casas porque está vivo, mas escreve livros porque é mortal. Vive em sociedade porque é gregário, mas lê porque se sente só. A leitura constitui para ele uma companhia que não ocupa lugar de nenhuma outra, mas que nenhuma outra poderia substituir. Não lhe oferece nenhuma explicação definitiva acerca de seu destino, mas tece uma apertada rede de conivências entre a vida e ele. Ínfimas e secretas conivências que falam da paradoxal alegria de viver, mesmo quando referem o trágico absurdo da vida. Por isso as razões que temos para ler são tão estranhas como as que temos para viver. E ninguém nos pede contas dessa intimidade.” (PENNAC, 1997, p.166).
Justificativa:
Quando se fala em cultura brasileira não tem como não lembrar de Vinícius de Moraes. Poeta, compositor, autor, dramaturgo; Vinícius de Moraes é o que há de melhor na literatura infantil. Aproveitando o centenário deste grande homem, buscamos através deste projeto um trabalho com suas poesias, no qual o professor poderá explorar não apenas o texto escrito, mas enriquecer suas aulas com algumas músicas que compõem a obra.
O trabalho poderá ser baseado no livro “A arca de Noé”, pois é uma obra com a qual a maioria das pessoas, principalmente as crianças, entra em contato primeiro pela oralidade e cujos versos ficam na memória até mesmo de quem nada sabe sobre o poeta ou sobre o livro. Os versos de Vinicius estão na boca do povo não somente pelo sucesso dos textos e do CD, mas também, pela contaminação folclórica de seus versos.
A arca de Noé” não tem explicação: é um fenômeno cultural do Brasil. Mas, mais do que um clássico da literatura infantil, a obra de Vinicius é um deleite para a infância, uma exaltação da arte, da palavra e daquilo que há de lúdico nela. É brincadeira pura, simplesmente porque a vida precisa dessa magia. O contato com as poesias da “A arca de Noé” é viver a infância em qualquer idade, é a vida visitando a singeleza, o leve, aquilo que é belo e simples. É sempre reler e revisitar, é suspirar de novo uma infância permanente, é andar de novo com passos lentos para apreciar o mundo.
Sendo assim, o trabalho proposto irá, com certeza, proporcionar excelentes momentos de diversão, criatividade, imaginação e descobertas, através de uma viagem emocionante nos versos e nas rimas das poesias da“Arca de Noé” de Vinícius de Moraes.


A poesia sensibiliza qualquer ser humano.
É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada.”
Afonso Romano de Sant’Ana




Objetivos Gerais:
Durante o desenvolvimento do projeto, o professor deverá mobilizar os alunos para a importância da poesia, o quanto é gostoso uma leitura ritmada e com rimas, desenvolver a capacidade auditiva dos alunos, além de acrescer o contato com textos que desenvolvem competências e habilidades linguísticas específicas, como a apropriação de atitudes fundamentais na construção de leitores e escritores:

Objetivos Específicos:
  • Descobrir a importância da poesia como forma de expressão e comunicação;
  • Desenvolver o gosto pela leitura;
  • Imaginar, produzir sentidos e estabelecer relações entre as palavras;
  • Escutar poemas e poesias lidas, apreciando a leitura feita pela professora ;
  • Ouvir e apreciar poemas e poesias declamados pelos colegas;
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros e visualização de cartazes com poesias escritas;
  • Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
  • Compreender o sentido dos poemas e poesias lidos na sala de aula;
  • Produzir rimas;
  • Produzir poemas e poesias individuais e/ou coletivas;
  • Declamar poemas e poesias;
  • Escrever para muitos leitores, o que representa uma novidade à criança habituada a escrever para um único leitor, o professor;
  • Elaborar de forma escrita às percepções do que foi lido e ressignificado;

    Estratégias de Desenvolvimento:

  • Estudo, compreensão, produção e reescrita da biografia de Vinícius de Moraes;
  • Escritas de autobiografias;
  • Leitura e interpretação oral coletiva dos poemas e poesias de Vinícius de Moraes
  • Leitura e interpretação escrita (individual) dos poemas e poesias de Vinícius de Moraes.
  • Compreensão oral e escrita de textos poéticos;
  • Ampliação do conteúdo das poesias;
  • Leitura e criação de rimas;
  • Nas visitas a biblioteca do colégio os alunos escolhem os livros e selecionam uma poesia para memorizar e apresentar aos colegas em sala de aula.
  • Montagem de textos poéticos fatiados em tiras;
  • Montagem de textos poéticos fatiados em palavras;
  • Escrita e reescrita de textos poéticos;
  • Ilustração de poesias e poemas;
  • Pinturas de telas;
  • Dobraduras dos personagens;
  • Colagens;
  • Elaboração de livreto de poesias produzidas pelos alunos;
  • Elaboração de livreto com as poesias de Vinícius e ilustração dos alunos;
  • Criar novas rimas para as poesias de Vinícius, dando um novo final;
  • Declamação de poemas e poesias;
  • Dramatização de poemas e poesias de Vinícius de Moraes;
  • Mímicas dos personagens;
  • Trabalhar com poesia em pares é muito interessante. Este trabalho é realizado de duas maneiras: primeiro, através da leitura da poesia, depois são propostas as atividades interpretativas, nada de questões objetivas, já que cada pessoa interpreta um texto de forma diferente, mas de maneira coerente. As duplas conversam sobre o texto, analisam as possibilidades possíveis e escrevem o que foi apreendido.
  • Montagem de jogos da memória (figura do animal com a palavra que rima);
  • Realização de Sarau das poesias estudadas ou produzidas pelos alunos.
  • Improvisar um mural, onde os alunos, durante uma semana, um mês, ou o ano todo colocam os versos de que mais gostam de qualquer época ou autor, são procedimentos que vão criando um ambiente em que o prazer de lê-la passa a tomar forma.
  • A poesia pode ser trabalhada não só nas aulas de Língua Portuguesa, mas também nas aulas de História, Geografia e outras como é o caso da poesia “A Rosa de Hiroxima”, de Vinícius de Moraes, que retrata o triste acontecimento da explosão da bomba atômica em Hiroxima.
  • Comparar os textos escritos no livro Arca de Noé com textos de histórias, receitas e textos informativos, mostrando a diferença na tipologia da escrita.
  • Propor uma produção escrita a partir dos versos do autor, onde a criança trocará a cor da borboleta e acrescentará uma característica a mais . Ex. Borboletas ___________, São alegres, francas e ___________

Avaliação:
A avaliação do trabalho deverá ser contínua, onde a criança é observada em todas as etapas que envolvem o projeto, sua participação e envolvimento com as atividades, o interesse em levar coisas novas e materiais que ainda não foram discutidos ou apresentados, o crescimento da mesma diante das atividades, as etapas que conseguiu dominar e vencer, a criatividade, o respeito aos colegas e às regras estabelecidas pelo grupo e professora, além da aquisição de outras construções.

Leia, não para contradizer ou refletir, nem para crer ou tomar como certo, nem pelo discurso ou pelo enredo, mas para pensar e considerar. Alguns livros são só para serem provados, outros para serem engolidos, outros para serem mastigados e digeridos”. (FRANCIS BACON)

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